Notícias Com práticas sustentáveis, economizamos e ajudamos a natureza

outubro 2018

Com práticas sustentáveis, economizamos e ajudamos a natureza

Desde que adotamos medidas sustentáveis, houve uma economia considerável.

O Brasil 21 é um exemplo de instituição onde tudo se aproveita. Toda a gordura coletada nas cozinhas do complexo é  processada e transformada em sabão ecológico pela Límpidus, empresa responsável pela limpeza do local. Além de contribuir com a natureza, a iniciativa ainda gera uma economia considerável de água.

De acordo com o gerente-geral do complexo, Aryon Castelo Branco, a ação tem gerado muitos frutos à empresa, inclusive reconhecimentos internacionais pela adoção de práticas sustentáveis no empreendimento. “Nosso foco é sempre estar à frente. Nós utilizamos consideravelmente menos água e só usamos produtos biodegradáveis. Agora, com essa produção própria de sabão, temos mais um diferencial. Estamos realmente preocupados com a destinação deste óleo e de outros produtos que possam afetar o meio ambiente”, afirma.

Preparar o sabão ecológico é muito simples. Apenas óleo vegetal usado, água, hidróxido de sódio (soda), álcool e essência fazem parte da receita. O produto é utilizado para lavar louça, panos, entre outros. Há mais de 15 anos trabalhando no Brasil 21, Erinaldo da Silva, de 42 anos, é responsável pela implementação do projeto no complexo. Ele chama atenção para a necessidade de haver uma maior preocupação com os recursos naturais por parte das empresas. “Eu sempre senti que precisava passar essa minha preocupação com o meio ambiente para os outros. Se nós não cuidarmos do nosso planeta, muitos outros problemas virão. As empresas e todos os cidadãos precisam acordar enquanto há tempo”, completa Silva.


Tudo fresquinho

Para tornar a experiência de quem passa pelo Brasil 21 ainda mais especial, um dos restaurantes do complexo, o Norton, implementou uma iniciativa para lá de saborosa - e que também tem tudo a ver com a natureza. O jardim aromático cultivado na varanda do spot proporciona a utilização de ervas naturais no preparo de diversos pratos do cardápio.

Alecrim, orégano, tomilho, salsa, manjericão... Essas e outras ervas são cultivadas no local. E, para presentear seus clientes, o centro preparou um mimo com mix de ervas crocante para uso em saladas e carne.  De acordo com a chef Myriam Carvalho, trata-se de uma nova experiência de sabor. “O cliente gosta de ver que estamos usando produtos frescos, sem agrotóxico. Muitos deles chegam até mim e falam sobre isso. Por isso, dou preferência em usar as ervas cultivadas aqui mesmo. O aroma e o sabor são diferentes”, complementa Myriam.